Atividades para alunos com
DI
Os aluno com deficiência
intelectual precisam de espaço organizado, rotinas, atividades lógicas e
regras, não adianta insistir em falar a mesma coisa sempre, é preciso
desenvolver a habilidade de prestar atenção. O ponto de partida deve ser algo que mantenha o aluno atento, como jogos
de tabuleiro, quebra-cabeça, jogo da memória e imitações de sons ou movimentos.
Vejamos abaixo algumas atividades que podem ser realizadas com estes alunos.
Atividades e estratégias
PROPORÇÃO
O desenvolvimento da coordenação motora pode ser mais lento em crianças que têm deficiência mental. Uma das maneiras de estimular o aluno a dominar seus movimentos é fazê-lo escrever o nome em folhas de papel de diferentes tamanhos. Assim, ele também visualiza a necessidade de aumentar ou diminuir a letra de acordo com o espaço.
INTEGRAÇÃO
É muito comum uma criança com deficiência mental ter problemas de oralidade. Por isso, aulas que estimulem o aluno a contar histórias são bem-vindas. É importante dar continuidade à atividade com bate-papos na classe sobre os personagens ou sugerindo que os estudantes dêem o próprio final à trama e o apresentem aos colegas. A atividade deve sempre ser feita com a turma toda.
VARIEDADE
Diversifique os meios de acesso ao conteúdo na sala de aula. Crianças com deficiência mental (e sem deficiência também) nem sempre aprendem por meio de folhas com exercícios impressos, livros didáticos ou material concreto de Matemática. Elas podem se identificar mais com músicas, passeios, desenhos, vídeos ou debates.
O desenvolvimento da coordenação motora pode ser mais lento em crianças que têm deficiência mental. Uma das maneiras de estimular o aluno a dominar seus movimentos é fazê-lo escrever o nome em folhas de papel de diferentes tamanhos. Assim, ele também visualiza a necessidade de aumentar ou diminuir a letra de acordo com o espaço.
INTEGRAÇÃO
É muito comum uma criança com deficiência mental ter problemas de oralidade. Por isso, aulas que estimulem o aluno a contar histórias são bem-vindas. É importante dar continuidade à atividade com bate-papos na classe sobre os personagens ou sugerindo que os estudantes dêem o próprio final à trama e o apresentem aos colegas. A atividade deve sempre ser feita com a turma toda.
VARIEDADE
Diversifique os meios de acesso ao conteúdo na sala de aula. Crianças com deficiência mental (e sem deficiência também) nem sempre aprendem por meio de folhas com exercícios impressos, livros didáticos ou material concreto de Matemática. Elas podem se identificar mais com músicas, passeios, desenhos, vídeos ou debates.
Fonte:
Muito interessante, o quebra-cabeça para aluno que apresenta a deficiência intelectual,pois ele estimula ao aluno raciocinar e desperta o interesse de ver atividade proposta terminada....
ResponderExcluiroi amiga!! vc me deu um software que elabora quebra cabeça no computador.... acho que da para usá-lo com as crianças!
ExcluirSabemos que alguns aspectos podem exercer uma influencia negativa sobre o funcionamento cognitivo de crianças com deficiência intelectual, um desses aspectos é concernente ao domínio do desenvolvimento da linguagem. Porém é importante o professor organizar rotinas, atividades lógicas e regras, para que o aluno possa desenvolver suas habilidades cognitivas e assim facilitar a sua construção do conhecimento.
ResponderExcluirPara a mediação do acesso em leitura e a escrita, o uso dos recursos de tecnologia assistiva desempenha um papel fundamental, criando com facilidade novas atividades educacionais.
Assim, atividade “INTEGRAÇÃO”, sustenta a pertinência de estimular a oralidade, sendo uma excelente atividade para o desenvolvimento linguístico e do pensamento.
Obrigada por participar do meu blog Ana Wilma, seja sempre bem vida!!
ExcluirÓtimas sugestões Amanda!
ResponderExcluirInteressante a de Proporção! Vou até usar com um aluno.
Você gostou? Espero que lhe seja útil, depois passa por aqui pra relatar sua experiência com esta atividade. Obrigada!
ExcluirOlá Amanda,
ResponderExcluircomo disse você: EVOLUÇÕES!!! Gostei de passar pelo seu blog e identificar que você lançou ótimas sugestões para o trabalho com o aluno com deficiência intelectual.
Até breve!!!
obrigada Érica, não conseguiria essa evolução sem vocês!!
Excluir