domingo, 8 de junho de 2014

O sistema SCALA

Quando se fala de alunos com deficiência, cria-se uma angústia voltada  para o ensino-aprendizagem destas crianças. Tratando-se de alunos com TGD não é diferente, visto que surgem tantas indagações de como deve ser a metodologia utilizada para incluir estes alunos tanta de forma comunicativa, quanto na interação social, levando assim o grupo a compreender e aceitar um comportamento tão singular. Abaixo será descrito alguns recursos que podem focar tanto a ampliação das formas de comunicação, o comportamento ou a interação social do aluno.
Em 2011, iniciou-se o desenvolvimento do Sistema SCALA de uma versão Web, nos módulos prancha e narrativas visuais (para construção de histórias) com características e elementos semelhantes aos que serão apresentados na versão dispositivo móvel tablet (Android), descritas no decorrer deste trabalho. A versão web, nestes dois módulos, já está disponível ao público, para acessá-la o link é: http://scala.ufrgs.br/Scalaweb. Para utilizá-lo é necessário fazer um cadastro, onde o usuário se inscreve um login e senha para usos posteriores da tecnologia assistiva.
O sistema  SCALA como o próprio nome diz é um Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de pessoas com Autismo.
Autismo). Foi desenvolvido, como recurso de apoio a processo inclusivos de pessoas. É um sistema de comunicação alternativa gratuito. Esta disponível em duas versões: web (http://scala.ufrgs.br/Scalaweb/) e dispositivo móvel tablet abdroid (download - http://scala.ufrgs.br/). Possui um módulo para construção de pranchas de comunicação, e o módulo narrativas visuais para construção de histórias. Abaixo indicamos uma ilustração para visualizar melhor este recurso que é de suma importância para a aprendizagem de pessoas autistas.



O módulo prancha possui as seguintes funcionalidades:
• Abrir: abre uma prancha salva anteriormente.
• Salvar: salva a prancha ou história atual, para ser posteriormente utilizada.
• Desfazer: desfaz a última operação realizada.
Importar: importa uma imagem da galeria de imagens para a Categoria “Minhas
Imagens”.
• Exportar: salva a prancha ou história como arquivo de imagem.
• Layout: dá cinco opções de layout para criação de pranchas ou histórias
simples ou mais complexas, conforme a necessidade de uso.
• Limpar: limpa todo o conteúdo da prancha ou história aberta.
• Imprimir: dá a opção da impressão da prancha.
• Visualizar: mostra a prancha de forma mais ampla, e possibilita a reprodução
sonora.
Ajuda: apresenta um tutorial objetivo de todas as funcionalidades do módulo.
Os pictogramas utilizados no sistema foram, em sua maioria, desenvolvidos pelo
grupo ARASAAC (http://www.catedu.es/arasaac/).

O design da interface foi cuidadosamente elaborado para atingir o público-alvo (autismo), com formas simples, com poucos detalhes, de forma amigável e intuitiva, direcionada ao público infantil. A utilização de pictogramas, sintetizador de voz, e espaços de edição fazem parte do sistema e promovem uma tentativa de construir as relações cognitivas necessárias à comunicação e letramento de crianças com autismo. O desenvolvimento, ocorreu sempre focado na ideia de atingir um alto nível de usabilidade, objetividade e atratividade.
A metodologia de uso do Sistema SCALA está fundamentada em pressupostos da teoria sócio-histórica, por entende-se que o desenvolvimento humano ocorre do seu nascimento a sua morte. Ele sucede-se em ambientes culturalmente organizados e com regras sociais estabelecidas, por meio de interações realizadas com parceiros, ou seja, entre duas ou mais pessoas que têm um papel ativo. O desenvolvimento se dá, portanto, na interação social, sendo impossível separar as pessoas, as interações e os contextos. Dessa forma, o sujeito não é analisado individualmente, mas, sempre em interação com os diferentes contextos.
O SCALA mostra-se efetivo para apoiar a comunicação em processos inclusivos. Contribuindo para que a criança participe de atividades em sala, produções de textos, ajuda também a criança a interagir dando a mesma vez e voz.  Desta forma o sistema SCALA pode ser utilizado na sala do AEE, mas principalmente na sala de aula.

Para outras sugestões de recursos, visitar os links abaixo:

1) Tecnologia Assistiva – Miryam Pelosi -
http://www.comunicacaoalternativa.com.br/ [acesso em 30/05/2014].
2) ARASAAC - Portal Aragones de Comunicação Alternativa e Ampliada -
http://www.catedu.es/arasaac/ [acesso em 30/05/2014].

Referências Bibliográficas:

BEZ, M. R. ; PASSERINO, L. M. Viajando pelos caminhos da comunicação: Tecnologia móvel SCALA com crianças com autismo incluídas na educação infantil. In: Liliana Maria Passerino; Maria Rosangela Bez; Ana Cristina Cypriano Pereira; Adriana Peres. (Org.). Comunicar para Incluir. 1ed.Porto Alegre: CRBF, 2013, v. 1, PP. 173-193.

BEZ, M. R. Recursos Tecnológicos de Apoio para TEA. Curso de AEE - UFC. Disciplina: AEE E TGD. 2014.


1) Tecnologia Assistiva – Miryam Pelosi -
http://www.comunicacaoalternativa.com.br/ [acesso em 30/05/2014].

2) ARASAAC - Portal Aragones de Comunicação Alternativa e Ampliada -
http://www.catedu.es/arasaac/ [acesso em 30/05/2014].

5 comentários:

  1. Não conhecia o sistema SCALA, mas gostei muito da forma de como trabalhar. Ótima atividade.

    ResponderExcluir
  2. Amanda, esta disciplina realmente nos levou a desvendarmos um mundo virtual imenso, que é nosso parceiro no fazer pedagógico inclusivo e acessível. O seu grupo nos apresentou o sistema SCALA na elaboração do Planod e AEE, e você reforça através desta postagem no seu blog. Obrigada pelas contribuições..

    ResponderExcluir
  3. Amanda,
    Parabéns pela escolha de sugerir o Sistema SCALA,recurso tão significativo e necessário para trabalhar alunos com TEA, focando assim a ampliação das formas de comunicação e interação social possibilitando o letramento de pessoas com autismo.
    Além de explicar passo a passo a aplicabilidade do Sistema.

    ResponderExcluir
  4. Olá Amanda!
    Que bom Amanda que você touxe para o seu blog o SCALA, com a respectiva descrição de como utilizá-lo,desse modo as pessoas passam a conhecê-lo e dele fazer uso.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns !!! Foi de extrema relevância você apresenta o recurso SCALA,como ele é fundamental para trabalhar com um aluno com TGD..

    ResponderExcluir