quarta-feira, 24 de julho de 2013

Novos Conceitos


Muitas coisas descobri durante o curso realizado, seria mais fácil dizer que entrei numa fase de desassossego, perceber que grande parte de meu trabalho estava totalmente equivocado deixou-me pasma, uma sala de Recursos Multifuncionais, com certeza não é o lugar mais calmo da escola, existe sim muita coisa a ser realizada, muita coisa a ser requisitada, outras a serem conquistadas, muitas a serem modificadas. Sendo esta sala o lugar apropriado para receber os alunos com necessidades especiais, ela deveria atender suas necessidades individuais, porém sabe-se que algumas salas são ocupadas como se fosse sala de reforço, e não utilizada com o fim necessário, os materiais muitas vezes chegam nas escolas também são utilizados para outros fins, algumas salas ainda estão em fase de construção outras estão construídas, equipadas e fechadas, porém muitas estão funcionando de forma louvável.
Uma das coisas que não posso deixar de aqui colocar  é que SRM, para mim é algo novo, tendo em vista que este é meu segundo ano na referente sala, meu município ainda precisa dar longos passos diante das legislações, muitas coisas não conhecíamos, outras ainda não sabemos, porém  pequenos passos já foram dados. E isso é importante. Já é possível a partir do próximo ano, iniciarmos o ano letivo com pré- matrícula, com a elaboração do Estudo de Caso e o plano de atendimento individualizada para cada aluno. A lista dos materiais adequados a serem trabalhados com os alunos será enviada para Secretaria de Educação do município, para que com os próximos Recursos financeiros que chegarem, possam ser comprados.
Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o estudo de caso, como ele é importante para o trabalho do professor da SRM, diria que o Estudo de Caso seria um mapa, sem ele não da para saber onde chegar e que caminhos seguir, ele norteia o AEE. É a partir do Estudo de Caso que é elaborado o Plano do AEE, através deste plano que é individualizado para cada aluno, são selecionados os recursos a serem trabalhados em cada dificuldade, através dele pode-se sistematizar a parceria com a professora da sala, o período de atendimento, e os resultados esperados.

O trabalho em parceria com o professor da sala de aula já está acontecendo com alguns, colegas tem me procurado para trocarmos informações, vejo isso como um avanço, visto que a conscientização é um processo lento, o papel do professor da SRM, está tendo seu espaço conquistado!

12 comentários:

  1. Primeiramente gostaria de parabenizar pela construção de seu texto. E reafirmar o quanto foi e é importante nossos estudos e atividades. Especialmente aquelas que são desenvolvidas em parceria com a comunidade escolar. Precisamos a cada dia conquistar novos espaços, rever conceitos, ampliar horizontes e estabelecer uma ligação intensa entre o aluno que é atendido por nós e o processo de ensino - aprendizagem, pois cada um tem suas potencialidades e peculiaridades que descobrimos a partir dos Estudos de Caso e que precisam ser desenvolvidas. Trabalho difícil mas gratificante quando se percebe que o aluno tem um alto potencial a ser desenvolvido e muitas vezes depende de nossa ajuda. Mais uma vez parabéns e nossa conquista continua.

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  2. Amanda muito interessante seu texto, através dele pude sentir suas impressões sobre o papel do professor do AEE, e o quanto é necessário estarmos em constante aperfeiçoamento, seja o professor de sala regular como é meu caso , seja o de SRM como é o seu.Quando reconhecemos a importância do " estudo de Caso" e do Plano individual dos alunos atendidos na SRM ,estamos analisando essa função,suas dificuldades,seus avanços de ângulos diferentes, mas com pontos de vista semelhantes.
    []Marinete

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  3. Como diria alguém que não me vem a mente quem: "o caminho se faz ao caminhar". Acredito que esta frase traduz bem o que você expos no seu texto, suas inquietações, mas acima de tudo, sua capacidade de refletir sobre a prática realizada. E como é importante perceber em que aspectos podemos melhorar... Parabéns!
    Como você citou em seu texto e eu até comentei no blog de outra colega, ainda há muito a ser construído em termos de definições acerca da SRM e do profissional do AEE, mas estamos cotidianamente mantendo o esforço em ver concretizada a educação inclusiva que tanto idealizamos para nossas escolas.
    Até breve!!!

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    1. aprendo muito com vcs! como é bom nossos encontros! Obrigada!

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  4. Boa comparação: O estudo de caso é um mapa. Foi e está sendo pra mim um guia na elaboração dos estudos de caso na SRM. Assim como você sou iniciante na SRM e grande foram as minhas angustias por não saber por onde começar. Agora já iniciei os primeiros passos, comecei a estabelecer metas e pretendo cumpri-las.

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  5. Parabéns pela elaboração do texto, o mesmo traduz todas as nossas angustias e inquietações em relação à SRM e o papel do professor do AEE. Sabemos que vários fatores interferem para que se constitua o conceito de inclusão. São questões desafiadoras enfrentadas, tanto pelos alunos quanto por nós professores.
    Também percebi a sua competência e compromisso profissional com a formação cidadã, isso é perceptível na frase “O trabalho em parceria com o professor da sala de aula já está acontecendo”, pois, isso só acontece quando se trabalha com o respeito e aceitação das diferenças.

    Até breve!

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  6. Amanda, no seu texto "novos conceitos", você divulga que a Sem está sendo usada como reforço escolar, ação equivocada por alguns profissionais que ainda não compreendeu a verdadeira essência desse espaço; mas também deixa claro que você já tem alguns conhecimentos sobre as ações que norteiam o fazer na SRM, outros que você tem o desejo de adquiri-los. Compreende que a SRM é um lugar apropriado para receber os alunos com necessidades especiais e que as estratégias devem atender as lacunas apresentadas pelos alunos, tendo como ponte inicial do fazer as potencialidades. Vê também que o estudo de caso é um mapeamento norteador para a elaboração do plano individual do aluno.

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  7. Fico feliz Amanda por você está passando por esse processo de desequilibração, que bom que você se inquietou, acredito que você está no lugar certo. Concordo contigo quando a Sala de Recursos Multifuncionais não é um lugar tão calmo, como muitos pensam, porém o que mais me angustia é o fato dos nossos colegas professores não saberem qual a nossa função e acharem que esse lugar é visto como privilégio, mal sabem eles a quantidade de atribuições a nós, professores de AEE, que são designadas, mas vamos a luta, uma vez que apesar das limitações, ainda acreditamos na capacidade dos alunos com deficiência.
    Parabéns pelo texto.

    Abraços virtuais!

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