terça-feira, 21 de maio de 2013

Educação a distância: oportunizando vidas!


Educação a distância: oportunizando vidas!
Aluna: Amanda Quirino da Rocha
 Serrinha 23 de abril de 2013
Na minha concepção, ser um aluno á distância deste curso tem duas vertentes uma positiva e outra negativa que irei definir nestas linhas. A positiva seria a facilidade que tivemos em nos inscrever neste curso, não nos foi cobrado taxa de pagamento mensal, nem foi necessário realizar nenhum teste avaliativo para nele ingressarmos, sem contar da praticidade que é fazer um curso a distância, como não moro na capital, seria mesmo que impossível realizar este curso de forma presencial tendo que me deslocar todos os dias 80 km até concluí-lo. A facilidade de estudar em casa permite que ao mesmo tempo que, eu estude e der uma paradinha para realizar uma tarefa doméstica, ou  pesquise algum método para trabalhar com alguma deficiência de meu aluno, console minha filha que está a chorar, dentre outras.
A vertente negativa, seria a impessoalidade, a partir do momento que tenho uma dúvida, as vezes torna-se difícil expressar só através de palavras, sem a visualização das expressões faciais e corporais, e a má interpretação que essas expressões ditas através da escrita possa causar em alguém.
Algumas vezes acreditei que estudar a distância seria mais fácil, tanto para aluno quanto para professor, mas a partir do texto lido descobri que como diz Moran “Educar em ambientes virtuais exige mais dedicação do professor, mais apoio de uma equipe técnico-pedagógica, mais tempo de preparação.”, na tentativa da quebra da impessoalidade, existem os fóruns de discussões, os correios, os chats, os perfis e isso acaba facilitando a interação e a comunicação á distância.
Ao iniciar o curso tive uma grande motivação que era a necessidade de sistematizar meus conhecimentos metodológicos em sala, visto que muitas vezes me sentia insegura diante de um objetivo pautado para uma atividade, uma outra ferramenta que me estimulou foi o ambiente virtual, é necessário estimulo, desejo, busca para aprender, para construção do conhecimento. Espero que mesmo a distância possa fazer grandes amizades, possa despertar em meus amigos saudades e recordações de uma etapa que tanto vai nos ajudar, que este curso possa nos da ferramentas para trabalharmos com nossos queridos alunos, que por tanto tempo foram esquecidos, que nossa existência possa traduzir vida, entusiasmo, esperança e conquistas para pessoas que buscam todos os dias se adaptar, num mundo que não se adequou para a diferença.

4 comentários:

  1. Amanda, li o seu texto "Educação a distância: oportunizando vidas!" e gostei bastante da reflexão que você explanou sobre ser um aluno de um curso á distância. Antes tinha a mesma concepção sobre estudar a distância; a facilidade, mas hoje após esta leitura e outras concordo com a citação de moram. Parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Amanda, li o seu texto "Educação a distância: oportunizando vidas!" e gostei bastante da reflexão que você explanou sobre ser um aluno de um curso á distância. Antes tinha a mesma concepção sobre estudar a distância; a facilidade, mas hoje após esta leitura e outras concordo com a citação de moram. Parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  3. Amanda, cursos como estes estão oportunizando pessoas do país inteiro ao acesso ao conhecimento, mas não nos enganemos em pensar que sua oferta é gratuita. Muitos outros educadores como nós estão aguardando a disponibilização de vagas e se os recursos públicos fossem melhor geridos, quem sabe poderia se ampliar essa oferta.

    ResponderExcluir
  4. Ola garotas! obrigada por ter acessado e participado do meu blog, é um prazer compartilhar com vocês um pouco do que gosto, vejo que durante este pequeno tempo que estamos estudando muitas coisas já foram modificadas em minha mente, muita coisa ainda irei e tenho que aprender, é só reler esse texto para perceber isso...desfrutem e opinem a vontade...pois a opinião de vocês é muito importante para mim...sucesso a todas nós!!!

    ResponderExcluir